segunda-feira

Padre Tomás

Nem me lembro da última ve que tinha chorado. Mas hoje não o consegui evitar.
O Padre Tomás deixou-nos. A pessoa mais bondosa, mais querida, mais humana que alguma vez conheci deixou-nos.
Entre nós os dois, havia uma grande cumplicidade...Era a ele que recorria assim que um problema se cruzava com a minha triste existência.
Era ele quem me afagava contra o seu peito e me dizia carinhosamente ao ouvido: “não te preocupes Joel, tudo vai ficar bem”.
Foi com ele que andei de carro pela primeira (e única) vez, aquando de uma visita que fez a uns amigos do Olival das Bananas. Foram dois minutos de viagem, mas que na minha memória durarão anos a fio...até eu morrer.
Com o Padre Tomás aprendi a escutar a voz sábia dos anciãos, a cultivar amendoins, a cantar para Jesus, a amar a natureza, a amar a vida.
Recordo-me da frase que tantas vezes me dizia : “ Quando pensares que a vida não te sorri, que o mundo não compreende a dor que dilacera o teu peito, bebe um bagaço. Vais ver que isso passa”. E de facto passava mesmo.
E hoje levaram-no. ..Dois homens fardados encaminharam-no para dentro de um grande carro com luzes no tecto.
Na aldeia, a agitação tomou conta dos lares, das ruas, das tascas.
Diz-se por aí que o padre era “Pedofilico” (acho que é assim que dizem). Eu não percebi bem o que isso é, ninguém me o quer explicar.
O meu irmão Rafa diz que tem qualquer coisa a ver com “fazer poucas-vergonhas com meninos”.
Agora que penso nisto...quantas foram as vezes que acordei deitado ao lado do velho padre, após noites em que se esvaziavam garrafas de bagaço pelos queixos a baixo?
Quando assim acontecia, não me recordava nada da noite anterior...
Será que?...
FILHO DA PUTA!

Joel, 9 de Maio de 1970, Anarquim de Baixo

1 comentário:

tixa disse...

depois de um dia péssimo, que me deixou exausta... só mesmo o teu blog.

até amanhã*